Thursday, January 15, 2015

Vietnã - Parte 1 - As atrocidades americanas e sequelas vietnamitas.


Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que 
se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.
Che Guevara


Escrevo hoje sobre minha visita a cidade de Cu Chi - cerca de 60km de Saigon -  para conhecer os famosos túneis usados pelos vietcongs na guerra contra o império americano e também sobre a emocionante visita ao Museu da Guerra em Ho Chi Minh (Saigon) que sem dúvida alguma foi um dos grandes momentos nessa aventura. Sendo assim, hoje vamos deixar de lado as praias, templos e festas do sudeste asiático e focar um pouco nas  emoções vivenciadas em ambos passeios históricos. 

Você verá abaixo um vídeo e uma série de fotos - na verdade são as fotos das fotos - tiradas em Cu Chi  e no Museu da Guerra em Ho Chi Minh City.  Desculpem se a qualidade das fotos estão aquém do esperado, foi o melhor que consegui reunir. 

Ainda essa semana escrevo mais sobre o Vietnã, contando um pouco da minha jornada entre Hanoi, no norte, até Ho Chi Minh City (Saigon) a capital, no sul, passando por cidades como Hue, Hoi Am, Nha Trang. 


A guerra

Durante décadas de domínios francês no Vietnã a única oposição e resistência ao colonialismo estava organizada em torno do Partido Comunista Vietnamita, muitas pessoas de diversas classes sociais aderiram ao partido, entre elas, trabalhadores rurais e pequenos comerciante  que viam no Partido Comunista uma saída viável para combater a exploração colonial Francesa.  
O Partido Comunista ganhou grande destaque no país durante as décadas de 40 e 50 com ímpeto das forças vietnamitas na tentativa do expulsar os franceses de seu território. As sucessivas vitórias vietnamitas sobre os franceses também se devem ao fato de que a França lutava contra as forças de Hitller na Europa e não podia concentrar suas forças na guerra contra o Vietnã. Parecia que de fato em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial, os vietnamitas tinham conquistado sua independência.

Triste engano!  Com a vitória dos Aliados contra as forças fascistas na Europa,  os franceses enviaram suas tropas para conquistar os territórios que foram perdidos para as forças vermelhas vietnamitas. Uma nova etapa no conflito Vietnã x França se inicia e novamente o povo vietnamita provou sua bravura defendendo seu país,  em1954 as forças de libertação obtiveram a vitória definitiva diante os franceses. 
Após a expulsão dos franceses ficou decidido que o Vietnã seria dividido em duas partes: o Sul, com governo capitalista liderado por Ngo Dieh-dien, e o norte, com governo socialista, liderado por Ho Chi Minh. O acordo também previa que seria realizada eleições gerais e o povo vietnamita decidiria qual seria o futuro do Vietnã. As pesquisas indicavam que se as eleições fossem realizadas Ho Chi Ming, o socialista, deveria ganhar as eleições com cerca de 90% dos votos. A vitória vermelha também poderia desencadear uma onda vermelha nos países vizinhos, espalhando o comunismo no sudeste asiático. É nesse momento  que o EUA entram em cena, temendo o comunismo na região o império americano decidiu invadir o Vietnã.  Depois de encarar e vencer o império francês, o Vietnã é obrigado mais uma vez juntar suas forças contra impérios ocidentais, dessa vez os EUA,  a maior máquina de guerra já vista na história da humanidade. A Guerra que teve inicio em 1955 e terminou em 1975 deixou milhões de mortos e uma geração de pessoas que ainda sofrem com os efeitos dos gazes químicos utilizados durante a guerra americana. 


 Vídeo feito com diversas fotos tiradas em Cu Chi e Museu da Guerra.  





       Foto tirada dentro do túnel vietcong em Ho Chi Minh. Medidas do túnel: um metro ou menos de altura por meio metro de largura. 

Um dos acessos ao túnel vietcong. 


Foto tirada em Cu Chi.
                                   

 Armadilhas vietnamitas  usadas durante a guerra.










3 milhões de pessoas foram assassinadas

2 milhões sofreram sérias sequelas

300 mil pessoas desaparecidas 



Foto tirada na parte externa no Museu da Guerra. 
                                      


Foto tirada na parte externa no Museu da Guerra
                                      


Depois do fim da guerra:

600 mil toneladas de bombas foram deixadas para trás.

6,6 milhões de hectares foram destruídos por bombas e explosivos

9284 comunidades foram totalmente destruídas por bombas e explosivos



Foto tirada no Museu da Guerra. 
Foto tirada no Museu da Guerra. 








                                             

Foto tirada no Museu da Guerra. 

Durante a guerra as forças americanas não utilizaram apenas de armas convencionais. Entre 1961 e 1971, aproximadamente 72 milhões de litros de agentes químicos foram despejados no Vietnã. 


Armas químicas devastaram comunidades, plantações e florestas. 

 


3.851 comunidades foram diretamente afetadas. 



Além de matar, as armas químicas trouxeram sérias conseqüências. Ainda hoje, pessoas continuam a nascer com sequelas devido ao uso das armar químicas durante a guerra. 


Vo Van Hhien, nascido em 1965 ainda durante a guerra.

Nguyen Van Dan, nascido quanto anos após o fim da guerra, em 1979.  


To Haoi Nan, nascido vinte e dois anos após em fim da guerra,  em 1997. 

Tran Thi Muong, nascido na propícia de Hamlet. 

Nguyen Hoai Thuing, nascida trinta e três ano após o fim da guerra, em 2008.

Como vocês pode perceber, mesmo anos após o fim da guerra, parte da população vietnamita continua a sofrer por conta do uso de armas químicas. Porém, um novo Vietnã está nascendo e fiquei encantado com tudo o que vi por lá, assim como o Brasil, o país ainda sofre com problemas sociais e de infra-estrutura mas com certeza dias melhores estão por vir. Sai de lá apaixonado por aquele povo, por aquela cultura e braveza do povo vietnamita. Obrigado Vietnã!!!! 






No meu segundo dia de visita ao Museu da Guerra em Ho Chi Minh, tive a agradável companhia desses jovens universitários. 


Dicas


Visto - É requisitado a emissão prévia do visto para entrar no Vietnã. Ele pode ser aplicado online ou em qualquer embaixada vietnamita. O tempo para a emissão varia de embaixada para embaixada.

Acomodação - Sem preocupações em relação a acomodação no Vietnã, a rede hoteleira não deixa nada a desejar, principalmente para um mochileiro. É usar mesmo sites como tripadvisor e ler as reviews e ver o que se encaixa no seu orçamento.


Transporte - É fácil e barato viajar no Vietnã. Em qualquer hotel ou hostel no país você pode comprar o bus ticket -  bilhetes - que te dão o direito de viajar de cidade para cidade com quantas paradas você quiser, é só agendar com um dia de antecedência. Também existe a possibilidade de fazer esse percurso de moto, é comprar um moto por volta de 300 dólares e começar sua jornada do norte até o sul ou vise-versa. 

Alimentação - Comer na rua é obrigação, não da pra perder. Recomendo as sopas e a panqueca vietnamita. 


2 comments:

  1. Muito emocionante o vídeo e revoltante relembrar a injustiça que esse povo viveu e ver que ainda sofrem com isso.

    ReplyDelete
  2. Muito emocionante o vídeo e revoltante relembrar a injustiça que esse povo viveu e ver que ainda sofrem com isso.

    ReplyDelete