Tuesday, December 23, 2014

LAOS - A Terra de Milhões de Elefantes


Firstly, I'd like to thank you Jasmine, Lindsey and Marie for providing to me a such good time over Laos. It was great to spend my time and share my stories with you. It so funny to see all photos again, I miss that. Unfortunately, I'm not able to write in english and portuguese at the same time.  I'm looking forward to seeing you in Brazil. Big hug!!!

Um pouco de Laos.


Laos, A Terra de Milhões de Elefantes,  está situada no sudeste asiático entre a Tailândia e Vietnã. O país, com um dos menores índices de desenvolvimento na região, parece viver em um ritmo diferente. O processo de industrialização encontrado nos países vizinhos não se verifica por lá, isso torna o contato com a natureza algo muito intenso, é impossível não se emocionar navegando pelo rio Mekong ou se banhando nas lindas cocheiras espalhadas pelo país.

Por outro lado o turismo tem se intensificado no país nas últimas décadas. Turistas europeus estão em busca de retiro espirituais em templos budistas, outros desfrutar das montanhas e cachoeiras e os mais festeiros querem ou queriam Vang Vieng. Está cidade ficou muito conhecida no mundo Backpacker por conta da Tubbing Party, porém, a festa já não é mais como costumava ser. Centenas de turistas consumavam descer o rio em bóias e pararem nos bares localizados ao longo do Rio Mekong para beber e socializar. Porém, há cerca de dois anos, dois australianos morreram afogados por conta de exageros. Acredito que era uma tragédia anunciada colocar um monte de bêbados com bóias rio abaixo, infelizmente esse foi o resultado e Vang Vieng deixou de ser a capital dos mochileiros na região.


Descida do Rio Mekong em Luang Prabang.  





Luang Prabang, a segunda maior cidade de Laos ainda conserva ares de Vila, motos, buzinas, tuk tuks e poluição sonora tão comuns em grandes centros na Ásia não ocorrem na cidade. A pacata Luang Prabang acorda todos os dias as cinco da mãnha com o morning market e com a caminha dos monges pela cidade, nesse momento locais e turistas esperam os monges para oferenda-los arroz.


Luang Prabang e Tuk Tuks 

Morning Market


Com o por do sol se inicia a caminhada do monges,  oferendas são feitas todos os dias por turistas e locais durante todo o percurso na pequena Luang Prabang. 

Já tinha dito em uma postarem que as pessoas também fazem os lugares e em Laos foi assim. Além da paisagem montanhosa e lindas cachoeiras, Laos colocou na minha vida Jasmine (americana), Marie e Lindsey (escocesas)  e com essas doidas passamos dias maravilhosos em cima da duas motos conhecendo Luang Prabang.

As cachoeiras, Kuang Si e Kuangxi, são incríveis, talvez o ponto alto da minha trip, é de encher os olhos de lágrima toda aquela sincronia entre o curso d'agua e a floresta. Nessas horas é colocar as mão pro alto a agradecer todas as divindades possíveis pela aquela benção.


Kuang Si waterfall

Kuang Si waterfall

Da esquerda pra direita: Eu, Lindsey, Marie ao fundo e Jasmine. 






Kouangxi waterfall

Despedia de Laos no Tuk Tuk. 


Dicas

Documentação - O Visto é emitido na entrada do país mediante o pagamento de um taxa de 31 dólares.

Como chegar - De Bangkok, Chiang Mai e Chiang Rai saem ônibus diariamente em direção a Laos. A viagem é cansativa mas é compensada pela linda passagem na região.

Transporte - Tuk Tuks são muito viáveis em Luang Prabang. É mais barato andar de tuk tuk do que alugar uma moto. Porém, com a moto você é livre, ela te dá a possibilidade de parar em qualquer lugar, conversar com os locais, tirar fotos e por aí vai... O aluguel de uma moto fica em torno de 10 dólares por dia.

Comida - Boa comida por 3 dólares em qualquer restaurante da cidade.

Acomodação - Sem dúvida alguma se você procura um lugar bom e barato, o lugar  é a guest house chamada  Kounsavan Guest House - 8 dólares a diária. Uma das melhores áreas comuns dos hostis que fiquei, muito fácil fazer amizades e dividir histórias.


Obs. Lembrando que o texto é a visão de um turista e não reflete a realidade social e econômica vivida pelo povo de Laos. 



2 comments:

  1. Caraca, cada foto top hein!! Parabens, mestre, estou no aguardo de futuros posts!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Valeu Felipe, Ainda estou em ritmo de férias mas escrevo em breve. Nos vemos dia 15. flw....abraço

      Delete