Friday, December 12, 2014

Tailândia - A meca da turismo


A Wallosfera está de cara nova. Gostaria de agradecer meu amigo Felipe Perezza do Blog Músicas de Andarilho - http://musicas-andarilho.blogspot.com.br - por toda ajuda na organização do Blog. Valeu Mano!!!


Um pouco de História...


A Tailandia como conhecemos hoje foi unificada na século 14 e ao contrário dos demais países no Sudeste da Ásia, foi o único pais que durante sua história nunca foi dominado por nenhuma potência europeia. O país só conheceu sua primeira constituição em  1932 quando grupos civis e militares derrubaram a monarquia absolutista que perdurava no poder durante séculos e instauraram uma monarquia constitucional.

A maioria de população Thai - 66 milhões de pessoas - vive em áreas rurais e desempenha atividades agrícolas. Regiões perto das bacias hidrográficas  dos rios Chao Phraya e Mekong, proporcionam condições favoráveis para o cultivo de arroz que tornam o país no maior produtor de arroz do mundo. 

Bangkok, a capital, com aproximadamente 8 milhões de habitantes é a região mais industrializada do país. A capital é destino de milhões de turistas todos os anos que usam a cidade como ponto de partida para outros países do sudeste asiático. Em 2013 a capital tailandesa, que já foi descrita por Alex Garland no best seller A Praia como a Meca dos backpacker's (mochileiros),  com 15 milhões de turistas anuais tornou-se a cidade mais turistica do mundo,  superando cidades como Londres e Paris. 

Minhas impressões...


Visitei a Tailândia em dois momentos. No primeiro, após passar três dias em Bangkok, fui para o norte do país porque queria entrar mais em contato com a cultura local e ver como acontecem as coisas no interior do país. Dessa forma visitei Chiang Mai, Chiang Rai, Golden Triangle e Pai. Cada cidade teve sua peculiaridade e chamou minha atenção de alguma forma, mas Pai foi diferente, talvez pelo motivo dessa pequena vila no norte da Tailândia preservar uma característica Hippie. Sem dúvida alguma desfrutar as belezas de  Pai foi um dos pontos altos da viajem. No segundo momento, após cinco semanas entre Laos, Vietnã e Cambodia, voltei para a Tailândia para visitar os Sul do país e desfrutar as paradisíacas ilhas como koh Samui, Koh Prangan e koh Phi Phi.

Vídeo com algumas fotos da trip em Bangkok, Chiang Mai, Chiang Rai e Pai. Infelizmente só será possível assistir em computadores. 

A Tailandia é VERDE, muito verde. Ah, mas Wallace, você está escrevendo pra me dizer que a Tailandia é verde? Calma, explico: As vezes, quando a chuva deixava, o cenário  era incrível,  era de doer os olhos toda aquela paisagem verde a perder de vista, só existia o verde da vegetação e o azul do céu, nada mais. Ao contrário de outros viajantes que diziam que agosto e setembro não era a melhor época para visitar a Tailandia porque chovia muito, acho que tive sorte em pegar o regime de monções   que  tornava o verde tailandês ainda mais vivo e belo. Definivamente vegetação ao norte foi algo que me encantou, talvez isso não deveria ocorrer para um brasileiro devida sua semelhança com a vegetação brasileira, mas foi algo que realmente aconteceu. 

Tirei algumas lições nesse período. No primeiro dia em Chiang Rai, perdi parte do meu tempo no hostel esperando a chuva passar e ela não passou. No dia seguinte, resolvi enfrenta-la e comprei uma capa de chuva, aluguei um moto e sai dirigindo por Chiang Rai de baixo de chuva e fui visitar uma plantação de Chá.  O que poderia fazer nessa situação? Talvez em Diadema ou em Perth ficaria dentro de casa reclamando e vendo a chuva passar. Porém, quando se viaja sozinho você não tem opção, ou você arruma alguma forma de se divertir, conhecer pessoas, fazer algo ou ficará na bad perdendo seu tempo e sem fazer nada. Mochileiro, você só ficará sozinho em uma situação: quando você quiser. 


Plantação de Chá, Chiang Rai - Norte da Tailândia

Pai - Norte da Tailândia

Pai - Norte da Tailândia

 Pai - Norte da Tailândia

Buda Branco - Pai, norte da Tailândia. 


A Tailândia é Buda. Templos budistas estão espalhados por todo o país, sempre existe uma referência a Buda, seja ela em instituições públicas ou em espaços privados. Talvez hoje, após conhecer um pouco mais sobre o budismo e ficar encantado com tudo o que vi, eu toparia passar alguns dias dentro de um templo budista aprendendo a meditar. Até chegar na Tailândia nunca tive contato com essa religião e nunca tinha pensado em meditar, sempre foi um cara muito elétrico e preocupado com o ontem e o amanhã, mas agora  alguma coisa mudou, é impressionante como lugares e pessoas podem mudar sua vida. Obrigado Tailândia! 


Templo Budista em Chiang Mai


Visita ao templo Wat Phra Thad Doi Suthep em Chiang Mai. 

Na foto a acima está meu amigo Thai, Moss JimJum.


Budas no Grand Palace em Bangkok

Buda no templo Wat Phra Thad Doi Suthep em Chiang Mai. 



Full moon party - A Tailândia também é festa. A Full Moon party acontece durante toda lua cheia na ilha de Koh prangan  no Sul da Tailândia. Milhares de backpacker's se dirigem a ilha para aproveitar a festa que acontece na praia. Ao longo da praia diversos bares organizam a festa que vai de música eletrônica ao reggea. Perder a festa é algo impensável, fazer isso seria como ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor. 


Koh Prangran - sul da Tailândia

Vinera

Por do Sol com a Full Moom Party


Esse foi um relato superficial sobre a Tailândia.  Em breve volto como mais histórias que fizeram meu tempo   tão especial nesse país. 

Dicas

Chegada - Para visitar a Tailândia não é necessário visto de antecedência devido ao acordo entre os  governos brasileiro e tailandês. Porém, é necessário apresentar a passagem de saída do país. A carterinha internacional de vacinação também é requisitada. Caso não tenha, é possível preencher um formulário no aeroporto e sua entrada será autorizada. 

Transporte  - o meio mais viável e barato para chegar até a city center vindo do aeroporto é pregar o trem (linha center city, não o expresso) e descer na última estação e de lá é viável pegar um taxi para a Kah San Road onde você encontrará centenas de hoteis e hosteis. 


Ah! Evitar Tuk Tuks, sempre! Os caras não são muito confiáveis. 








No comments:

Post a Comment