Friday, December 5, 2014

My People, My Happiness

Hy Everyone,

Firstly, I'd like to leave a few words in English. I'm going to write a blog telling few things and experiencies which I had travelling around southeast Asia and Europe. Unfortunately,  I won't be able to write in English as much as I do in portuguese. Thanks all you guys who I met and made my time very special. Today I'm writing discussing what made my trip absolutely amazing. Places where I've been was awesome but who made those places much better were people who I met over there otherwise it would be just a beautiful landscape and, for sure, it was much better. 


Oi galera,

Estou de volta com esse espaço. O primeiro motivo que me levou a voltar  escrever e compartilhar minhas experiências no sudeste da Ásia e Europa é porque tenho saudades e escrevendo seria  uma forma de reviver tudo o que vivi. Tem sido maravilhoso rever fotos, relembrar histórias e escolher até que ponto posto dividi-las com vocês. O segundo é  deixar tudo isso registrado e ler tudo isso num futuro próximo pode ser bem bacana.  

Desde a última publicação já fazem alguns meses. Confesso que quando cheguei em terras tupiniquins, há cerca de  cinco semanas, escrevi alguns textos mas achei todos péssimos e resolvi não publicá-los no blog. Esse saiu! Espero que gostem. RsRs


Viagem e felicidade

Mais do que as  paradisíacas praias tailandesas, mais do que a culinária asiática, mais do que se divertir ao dividir cada centímetro da rua com motos em Hanoi ou Saigon, mais do que a linda arquitetura de Lisboa ou os Graffitis de Berlim o que me encantou mesmo foram as pessoas e suas particularidades e isso fez a diferença, inclusive nas minha escolhas. Tudo isso me marcou muito e decidi falar um pouco dessas pessoas. 

Comunicar e fazer amizade fácil nunca foi meu forte. Isso não quer dizer que não tenho grandes amigos, mas geralmente levo tempo pra me soltar e bater um bom papo. Porém,  por aquelas bandas foi diferente porque estava sozinho e a única opção que tinha era deixar aquele medo idiota de lado e começar a falar, falar e ouvir e ouvir. Foi como tirar um trava, um bloqueio. Na verdade, após vencer o medo bobo foi fácil e bastava apenas um Hello! How are you doing? ou Where are you going? May I join you?  e possivelmente com aquela pessoa passaria um bom tempo jogando conversa fora. Foi assim que fui parar em Pai, uma vila Hippie no norte da Tailândia. Após duas horas de conversa com uma francesa (Yasmim) num Hostel em Chiang Mai ela me convenceu que não poderia sair da Tailândia ser ver Pai. Fui e foi maravilhoso. 

 
Point View em Pai


Little Pai, North of Thailand


 
Plantação de Chá perto da Chiang Rai norte da Tailândia.


Durante esse percurso acho que existia algo em comum entre todas essas pessoas. Independentemente se eram locais ou mochileiros, todos estavam em busca da felicidade e o que fazer para atingir a dita felicidade era o que diferenciava essa galera. Ex: Um grupo de estudantes vietnamitas que encontrei em Saigon sonhavam em terminar a faculdade e arrumar um bom emprego em alguma multinacional. Viajantes desejavam apenas viajar, namorar, "festar" embebedar no sudeste da Ásia; outros, também viajantes, se diziam  felizes por terem passado semanas meditando em templos budistas no norte da Tailândia ou Cambodja.  Esses são apenas alguns exemplos. Coisa de loco, né?

Para Epicuro, um pensador grego,  a felicidade é alcançada pela ausência de dor e pela busca do prazer que são princípios da natureza humana, sendo esse prazer causado pelas satisfações do corpo.

Em partes estava de acordo com Epicuro nessa busca da felicidade, afinal, nunca tinha me sentido tão vivo e nunca tinha sentido coisas tão intensas como foram. Passar o dia esparramado na praia, assistir diariamente o por do sol, fazer festa com desconhecidos, experimentar diferentes culinárias, namorar alguém com alguém que falasse outra língua, trocar experiências sobre a vida, visitar museus e templos, conhecer o desconhecido em cada cidade onde passei foi muito prazeroso. Não consigo explicar onde está a felicidade mas posso dizer que fui feliz. 


Como até agora estamos conversando sobre pessoas decidi fazer o vídeo abaixo, com as pessoas/amigos que marcaram esse período da minha vida.

Infelizmente, não consegui fazer o download do vídeo na versão mobile e tablets e só será possível assistir em 
computadores. 




É de costume em Luang Prabang em Laos acordar as 5am para oferecer arroz aos monges. 





Jasmine, Marie, Linsey and Me. 




My favourite photo taken in Vietnam - Saigon.

 Moss Jimjum, My Thai Friend



Long Neck Tribe- Chiang Rai, north of Thailand. 


Fisherman-  Ha Long Bay no Vietnã.

The boys - Gili Island, Indonésia


Nolam, my borther.


Vini, perdedore. hahahaha


Dica: Se estiver fazendo um mochilão na Ásia não se preocupe em comprar passagens aéreas ou tickets de ônibus ou trem com muita antecedência. Tenha em mãos sua passagem de volta para o Brasil ou país de origem e só. Durante sua trip você ira mudar de ideia muitas vezes e se prender a uma data limite por causa de uma passagem aérea é chato. Fica a mesma dica acomodação. Se você escolher por ficar em Hosteis use o Hostelworld.com e booking.com para fazer as reservas e faça isso apenas dois ou três dias antes da sua chegada e não esqueça de ler as reviews no website.  Caso tiver alguma referência de algum hostel pode ir sem reserva mesmo que é sucesso. A rede hoteleira na Ásia é bem bacana. :) 

No comments:

Post a Comment